A Fundação Apache vai apresentar, na próxima segunda-feira, um novo produto open-source, um software para servidor de processos empresariais denominado Agila, desenhado para escrever aplicações Java que automatizem processos de negócio. O software, que ficará sob a alçada dum projecto já existente, o Jakarta, será disponibilizado gratuitamente mediante a licença open-source Apache 2.0.



O Agila foi desenhado para ser um produto de business process management (BPM) que possa ser facilmente embebido noutras aplicações e correr num conjunto alargado de dispositivos, incluindo computadores portáteis, de acordo com os executivos da Gluecode, empresa que doou o código inicial à Apache, citados pela C|Net.



Embora não tão completo como algumas das soluções existentes no mercado, o software, que pode ser utilizado para aplicações com trabalhos que envolvam pessoas, assim como interacções maquina para máquina, proporcionará aos programadores e clientes open-source uma alternativa aos produtos comerciais proprietários como a BEA Systems ou a Microsoft, salientou Winston Damarillo, presidente da Gluecode.



Segundo o explicado por aquele responsável, para desenvolver o Agila, os engenheiros da Gluecode pegaram no seu produto de automação de processos, introduziram-lhe interfaces de programação simplificados e reescreveram-no para que pudesse correr em dispositivos mais pequenos, como os portáteis que correm o softwareJava 2 Micro Edition.



Já os responsáveis da Apache adiantaram à C|Net que o projecto Agila começará como uma "incubadora" naquela instituição, num espaço de tempo em que se avaliará o grau de envolvimento da comunidade e as questões relacionadas com a propriedade intelectual. Se existir actividade suficiente, o Agila poderá transformar-se num projecto isolado.



Notícias Relacionadas:

2002-12-02 - Apache continua a dominar mercado de servidores Web