Os utilizadores da loja de aplicações da Amazon para dispositivos Android passam, a partir deste semana, a poder experimentar as soluções antes de as descarregar para os seus smartphones, anunciou a gigante do comércio online.

A funcionalidade Test Drive, lançada há mais de um ano para os utilizadores que acediam à loja na sua versão baseada na Web, fica assim disponível também para quem acede à Appstore da Amazon a partir de dispositivos móveis.

A novidade, que chega ao público na qualidade de versão beta, permite a "experimentação instantânea" das aplicações diretamente nos telefones Android, "onde acontecem a maioria das compras de aplicações, (…) sem necessidade de fazer downloads ou instalar o que quer que seja", escreve a Amazon numa mensagem publicada no seu blog oficial.

A funcionalidade foi criada para ajudar potenciais clientes a "perceberem o valor" das aplicações pagas e potenciar o download das mesmas. "Quanto mais facilitarmos a vida aos utilizadores que querem experimentar as aplicações, mais aplicações eles experimentarão e maior probabilidade existe de encontrarem aplicações que lhes interesse descarregar", afirma a empresa.

De acordo com a companhia, a possibilidade já foi usada para experimentar mais de 16.000 aplicações Web e fica agora disponível para 5.000 aplicações destinadas a dispositivos Android. As que se encontrem incluídas no lote abrangido pela funcionalidade nesta fase beta serão apresentadas na Appstore com a indicação "Test Drive beta".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes