
Falhas de segurança nos dois sistemas operativos móveis mais utilizados em todo o mundo podem estar a permitir o acesso indevido a fotografias dos utilizadores, sem que estes se apercebam disso.
O alerta foi lançado pelo New York Times, primeiro relativamente a uma vulnerabilidade no iOS. Ontem, o jornal estendeu o aviso aos utilizadores de smartphones e tablets e Android, onde a falta de controlo sobre esta situação será ainda maior. Não existe, porém, em nenhum dos casos, indicação de que as falhas estejam a ser exploradas.
O jornal falou com especialistas em segurança e programadores e apurou que, se no caso dos dispositivos da Apple, a vulnerabilidade fazia com que quando os utilizadores davam acesso às aplicações para enviarem dados de localização, estas passavam também a poder aceder a imagens gravados no equipamento.
O problema do Android será semelhante, permitindo aos programadores aceder a imagens dos utilizadores que supostamente lhes estariam vedadas, só que neste caso basta que a aplicação esteja autorizada a ligar-se à Internet.
Em teoria, qualquer programador pode, por isso, preparar a aplicação para copiar as fotografias do telemóvel para um servidor remoto, sem que o utilizador seja notificado do risco.
A Google já reconheceu a vulnerabilidade e está a considerar fazer mudanças. Num email enviado ao jornal, um porta-voz explica que o problema está relacionada com a forma como foi concebido o sistema de acesso às imagens no sistema operativo. A falta de restrições foi uma escolha aquando do desenvolvimento, que se ficou a dever à forma como os dados eram armazenados nos primeiros smartphones.
"À medida que os telefones e tablets evoluíram para se tornarem mais dependentes de memórias internas, não amovíveis, estamos a repensar a questão e a considerar acrescentar um sistema de permissões para que as aplicações possam aceder às imagens", escreveu o responsável.
A Google "sempre teve políticas em curso para remover quaisquer aplicações no Android Market que pudessem indevidamente aceder a dados dos utilizadores", acrescentou.
A Apple não quis comentar.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Mortal Kombat: Onslaught troca os combates por um RPG por turnos. Mas os heróis são os mesmos -
Multimédia
Fortnite: Capítulo 5 abre com Big Bang que destruiu a ilha e há um novo palco de ação -
Site do dia
Que tal testar habilidades e criar um videojogo? O tema é o espaço e o desafio é para os mais novos -
How to TEK
Saiba como fazer uma cópia de segurança do email no Outlook
Comentários