http://imgs.sapo.pt/gfx/123011.gifA Apple lançou hoje dois novos produtos, um destinado ao mercado educativo norte americano e canadiano, o eMac, e um novo computador portátil com ecrã de 15,2 polegadas. Ambos estarão disponíveis já em Maio mas o eMac só está à venda no mercado norte-americano.



Apostando fortemente naquele que é um dos seus principais mercados, as escolas, a Apple construiu o eMac desenvolvido especialmente para responder às necessidades da educação que cabe em cima das secretárias. Com traços bastante semelhantes ao iMac, esta linha introduz monitores planos CTR de 17 polegadas com uma resolução de 1280x960 pixels e um processador PowerPC G4 de 700 MHz. O preço base é de 999 dólares (1,1 mil euros), que o fabricante classifica como o sistema PowerPC G4 mais acessível até agora.



O eMac disponibiliza cinco portas USB e duas FireWire, pode ser ligado a impressoras, scanners ou máquinas de filmar e tem como opção a possibilidade de ter uma drive CD-ROM ou uma drive DVD-ROM/CD-RW Combo. O sistema operativo utilizado é o Mac OS X 10.1.4 ou 9.2.2 e apresenta um disco rígido ATA de 40 GB. Todos os equipamentos desta linha incluem também as aplicações iPhoto, iMovie e iTunes. D



Do novo Titanium PowerBook G4, também hoje apresentado, a Apple salienta a qualidade dos ecrãs que apresentam uma resolução de 1280x854 pixels – mais 23 por cento que os modelos anteriores –, a velocidade dos processadores PowerPC G4 e o facto de incorporar, segundo fabricante, a primeira porta de ligação Digital Visual Interface – DVI – e placa Gigabit Ethernet integrados num notebook.



Em relação aos processadores estes podem ir até aos 800 MHz e se acrescentar 1 MB de cache nível 3 pode melhorar o desempenho do equipamento de forma a trabalhar com programas mais exigentes como é o caso do Final Cut Pro e do Photoshop.



A nova funcionalidade DVI confere aos utilizadores do novo PowerBook G4 a possibilidade de se ligarem aos ecrã planos da Apple, incluindo o Cinema HD de 23 polegadas, que possuem o Apple Display Connector – ADC. A ligação da DVI até ao adaptador ADC transporta sinais de vídeo digitais, dados e energia através de um só cabo USB. O adaptador dá ao utilizador a possibilidade de adicionar um segundo monitor para seleccionar as configurações do Power Mac G4, onde se incluem equipamentos como o recente processador gráfico NVIDIA GeForce Titanium.



O Titanium PowerBook G4 apresenta também uma placa Gigabit Ethernet incorporada – 10/100/1000BASE-T – e um modem de 56K. Todos os equipamentos têm antenas também incorporadas e uma slot AirPort Card, que no modelo de 800 MHz vem já instalada. Para além disto, estes modelos incluem também portas FireWire e USB, assim como, os programas da Apple iPhoto, iMovie e iTunes.



O Titanium PowerBook G4 inclui 256 MB ou 512 MB SDRAM, expansíveis até 1 GB, uma slot-loading Combo drive – DVD-ROM/CD-RW –, disco rígido Ultra ATA/66 de 30 GB ou 40 GB que pode ir até aos 60 GB opcionais, adaptador DVI, DVI para VGA, S-video, USB, FireWire, áudio line-in e line-out, e as versões 10.1.4 e 9.2.2. do sistema operativo Mac OS X.



Existem três configurações disponíveis, uma base com velocidade de processador de 667 MHz, disco rígido 30GB Ultra ATA/66, 256 MB de SDRAM e uma AirPort que custa 2.499 dólares (2,7 mil euros) e duas mais avançadas que partem de processadores PowerPC G4
de 800 MHz. As versões Faster e Ultimate partilham a capacidade de processamento e de comunicações, diferindo na memória RAM, que no primeiro caso é de 512 MB e no segundo de 1 GB, e nos discos rígidos (de 40 ou 80 GBytes). O preço da versão Faster é de 3.199 dólares (3,5 mil euros), enquanto o Titanium PowerBook G4 Ultimate custa 3.799 dólares (4,2 mil euros) e só é feito sob encomenda.



Notícias Relacionadas:

2002-02-27 - Apple galardoada com um GRAMMY por desenvolvimentos técnicos na área musical

2001-10-16 - Apple renova linha de portáteis iBook e Titanium PowerBook

2001-08-29 - PowerBook G4 Titanium mais baratos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.