Recentemente a Apple mudou algumas políticas e especificações do seu programa de licenciamento (MFi), que permite a terceiros criarem acessórios para a sua gama de tablets e smartphones. A tecnológica informou agora os seus parceiros que podem utilizar as entradas USB-C nos aparelhos licenciados, e pela primeira vez, fabricar cabos de 3,5mm para Lightning, recebendo o selo de certificação da Apple.
A autorização vai permitir a criação de novos periféricos, tais como controladores, packs de bateria, auscultadores, entre outros, ligados por USB-C, uma entrada que é utilizada simultaneamente para recarregar os equipamentos. A possibilidade de os fabricantes produzirem cabos que transformam as entradas de 3.5mm em Lightning permitirá aos utilizadores utilizarem, por exemplo, auscultadores antigos de “jack” diretamente nos seus iPhones, sem adaptadores intermédios, por poucos euros.
Infelizmente a Apple continua reticente quanto aos cabos Lightning para USB-C, não permitindo que as empresas produzam esta variante. Além disso, as entradas USB-C não podem ser utilizadas como passagem de carregamento e sincronização nos iPhones, obrigando os utilizadores a investirem nos respetivos cabos oficiais.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários