Steve Jobs anunciou no World Wide Developer Conference uma nova verão do browser Safari que será compatível com o sistema operativo Windows, da rival Microsoft. O objectivo é que o Safari possa competir directamente com o Internet Explorer e com o Firefox detentores de uma quota de mercado de, respectivamente, 78 por cento e 15 por cento, afirmou o presidente da Apple durante a sua intervenção ontem.



De acordo a informação divulgada no site da empresa, Jobs anunciou também que o browser será compatível com o novo iPhone e que qualquer aplicação compatível com Safari funcionará no telemóvel da marca. Paralelamente, frisou que o telefone suportará aplicações Web 2.0 fabricadas por terceiros, o que pressupõe uma mudança na estratégia da empresa que, até aqui, apostava na estratégia oposta para prevenir problemas de segurança, reservando para si todo o trabalho de desenvolvimento.



Entre as restantes novidades apresentadas pelo presidente executivo da Apple é de salientar o destaque dado à próxima versão do sistema operativo Leopard, que sairá para o mercado este Outono. Steve Jobs mencionou algumas características do sistema operativo, entre as quais as renovadas formas de organização de dados e a inclusão de uma aplicação que permitirá aos utilizadores de Mac a utilização de programas da Microsoft.



Durante o seu discurso, o responsável da Apple frisou que o Safari é o "browser mais inovador e poderoso do mundo" e acrescentou que a sua empresa já está a distribuir gratuitamente uma versão de testes da aplicação para Windows XP e Vista.



Por fim, Jobs afirmou que a Electronic Arts irá fabricar jogos para os computadores Mac, entre os quais "Command and Conquer 3", "Madden 08" e "Tiger Woods 08".



Notícias Relacionadas:

2007-04-13 - Apple atrasa lançamento de nova versão do seu sistema operativo para Outubro
2007-06-04 - iPhone com estreia marcada para 29 de Junho