Numa reacção ao anúncio da RealNetworks de uma nova tecnologia que permite gravar músicas de qualquer serviço para o iPod e ainda ler em qualquer dispositivo os ficheiros do iTunes (veja Notícias Relacionadas), a Apple afirmou hoje estar a ponderar as medidas legais a tomar perante esta estratégia.



A declaração da Apple acusa a RealNetworks de adoptar as tácticas e ética dos hackers e ameaça bloquear a leitura dos ficheiros gravados através da tecnologia Harmony nos iPods da próxima vez que fizer um update ao software dos dispositivos de leitura de música digital.



"É altamente provável que a tecnologia Harmony da Real deixe de funcionar com as actuais e futuras versões dos iPods", detalha o comunicado, segundo citações em vários órgãos da imprensa internacional.



Mostrando-se surpreendida, a Apple reage assim à recente tentativa da RealNetworks de ultrapassar as dificuldades de inteoperabilidade dos leitores de música digital. Recorde-se que a Real tinha pedido à Apple para abrir o acesso à compatibilidade dos seus ficheiros que podem ser lidos na aplicação iTunes e no dispositivo iPod, mas sem resultados.



A tecnologia Harmony anunciada esta semana é um claro desafio à Apple, embora também permita ultrapassar as restrições impostas à leitura de ficheiros de música noutros media players portáteis.



A Apple explica até estar a investigar as implicações do novo software da Real ao abrigo do the Digital Millennium Copyright Act (DMCA) e de outras leis, que proibem que se ultrapassem as protecções de direitos de autor em DVDs, CDs e aplicações de software.



A tecnologia Harmony duplica o sistema de funcionamento do iTunes de forma a permitir gravar músicas para o iPod e ainda ler os ficheiros comprados na loja da Apple noutras aplicações de media. A RealNetworks alegou no lançamento da tecnologia que tecnicamente não se tratava de reverse engineering (traduzida muitas vezes como engenharia reversa já que permite a utilização de elementos individuais de um processo e a sua utilização para o reconstituir), um facto que poderia justificar uma acção legal contra a empresa.

Notícias Relacionadas:

2004-07-26 - RealNetworks desafia sistemas de protecção de leitores de música digital