A Apple vai descontinuar a linha de computadores desktop Mac Pro a 1 de março em todos os países da União Europeia, candidatos ao organismo e aos membros da European Free Trade Association (EFTA).

A confirmação foi dada por um porta-voz da marca da maçã ao The Loop Insight: "devido a requisitos regulatórios, a Apple vai deixar de vender o Mac Pro a 1 de março de 2013. Depois dessa data, os retalhistas podem vender os modelos que ainda têm em inventário mas a Apple não vai enviar mais Mac Pro".

Em causa parece estar o facto de os desktop de alta gama da empresa de Cupertino não estarem em conformidade com a nova versão do regulamento IEC 60950-1 que entra em vigor a 1 de março. As ventoínhas do Mac Pro estão desprotegidas e as novas normas exigem também uma maior proteção às portas do sistema elétrico do computador.

O TeK já contactou a Apple para confirmar qual o ponto regulatório específico que o equipamento não cumpre, mas ainda não obteve resposta.

A Apple vai continuar a aceitar pedidos das lojas de retalho até ao dia 18 de fevereiro, mas a partir dessa data e até ao fim do mês só vai enviar os computadores encomendados.

Apesar das alegadas irregularidades no regulamento europeu que vai entrar em vigor, a imprensa internacional refere que a Apple pode aproveitar a situação para refrescar a linha Mac Pro e introduzir um novo desktop no mercado europeu, e que ao mesmo tempo esteja de acordo com as normas estipuladas. A atual versão disponível para venda foi introduzida em 2010.

Esta versão da história ganha mais credibilidade depois de o presidente executivo da marca da maçã, Tim Cook, ter admitido que em 2013 a gama Mac Pro ia receber novidades. E tendo em conta que uma pequena mudança nos computadores faria com que ficassem de acordo com a regulação da UE, a decisão de retirada do mercado está a causar alguma estranheza.

O Mac Pro é considerado por muitos como um nicho de mercado da Apple, por isso a sua descontinuação não vai ter um impacto significativo na estratégia económica da empresa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico