Há poucas semanas atrás, aquando do lançamento de uma versão de testes do Quick Time 6.0 - que incorpora o formato de vídeo MPEG-4 -, a Apple revelou que tinha chegado a acordo quanto aos termos de licenciamento sobre essa padrão, em avanço a qualquer acordo público com o MPEG-LA, o grupo de detentores da patente relativa a essa tecnologia.
Ontem, a empresa de Steve Jobs anunciou o lançamento da versão final do seu leitor de conteúdos multimédia, poucas horas antes da publicação pelo MPEG-LA dos termos de licenciamento e dos preços para a utilização do MPEG-4.
Depois de muita contestação por parte das empresas produtoras de conteúdos que ameaçavam boicotar o produto, o MPEG-LA conseguiu reunir o consenso necessário entre os seus membros para conceber um novo conjunto de tarifas.
As taxas excedem um milhão de dólares por ano e as companhias que pagarem esta quantia em adiantado não terão que exibir os conteúdos vídeo que transmitirem ao MPEG-LA. As taxas de licenciamento aplicam-se apenas a serviços de streaming cujo acesso é cobrado a uma determinada quantia e não são aplicados quaisque encargos aos primeiros 50 mil subscritores por ano.
Ultrapassada essa marca, os proprietários de sites de conteúdos vão poder licenciar o mais recente formato de compressão de áudio e vídeo por 25 cêntimos de dólar por cada utilizador ou dois cêntimos de dólar por hora. Estas taxas são apenas aplicáveis a operadores de sites da Web que beneficiam comercialmente da utilização da tecnologia, quer através de anúncios pagos, serviços pay-per view ou subscrições.
Notícias Relacionadas:
2002-06-05 - Versão de teste do novo QuickTime utiliza formato MPEG-4
2002-02-13 - Apple, Sun e Ericsson juntam-se para apoiar norma MPEG-4
2001-12-12 - RealNetworks suporta novo standard MPEG-4
Em destaque
-
Multimédia
Carros elétricos compactos e modulares: Que modelos já pode conduzir e que ofertas estão a caminho? -
App do dia
Dragon Ball Gekishin Squadra desafia os jogadores para batalhas em equipas -
Site do dia
Talking Tours: Faça uma visita guiada com guias de áudio através do Street View da Google -
How to TEK
Como remover widgets da barra de tarefas do Windows 11
Comentários