O nome escolhido para o recém-apresentado tablet da Apple poderá sair caro à fabricante da maçã. Isto porque o termo “iPad” está registado, nos Estados Unidos, pela Fujitsu.

O registo junto do Trademark Office data de 2003, mas ao que refere a imprensa internacional, a Fujitsu não terá respondido às solicitações de actualização do registo, o que levou o departamento norte-americano de patentes a declarar a marca “abandonada” em Abril de 2009.

Poucos tempo depois, a Apple terá requerido o nome, mas em Junho de 2009, a Fujitsu decidiu reaver a marca. De momento, as duas fabricantes lutam pelo termo “iPad”.

A companhia nipónica terá aplicado a denominação no modelo de dispositivos portáteis utilizados nos EUA para monitorizar os níveis de stocks das lojas.

Querendo evitar uma situação semelhante à contenda com a Cisco , para a utilização do nome iPhone, a Apple está apostada em provar que tem direito ao nome iPad, tendo apresentado junto do Trademark Office, três petições no sentido de prolongar o prazo para apresentar os seus argumentos – prazo esse que cobrisse o dia 27 de Janeiro, data escolhida para a apresentação mundial do tablet.

Além da Fujitsu, a marca do computador de mão da Apple poderá infringir igualmente direitos de outras empresas. É o caso da Siemens, que utiliza o mesmo nome em algumas peças, ou da Coconut Grove, uma companhia canadiana de lingerie que usa esse mesmo nome numa linha de sutiãs acolchoados.