A Samsung confirmou hoje que foram interrompidas as negociações que mantinha com a Apple para investir em fabrico de memórias flash NAND que a empresa de Cupertino poderia utilizar nos seus leitores de MP3. Segundo as notícias da imprensa internacional a quebra das conversações deveu-se à investigação que decorre sobre as alegadas práticas de dumping da Samsung na venda de memórias flash à Apple.



Os responsáveis da Samsung não quiseram fazer qualquer comentário sobre as razões que levaram à suspensão das negociações, afirmando apenas que estas não passaram de uma fase inicial. O Korea Times tinha noticiado esta manhã que o potencial investimento conjunto entre a Samsung e a Apple teria sido abortado devido às investigações já referidas.



O investimento conjunto entre as duas empresas era estimado em 4 biliões de won, o que corresponde a cerca de 3,1 mil milhões de euros. A Samsung e a Apple tencionavam desenvolver e fabricar novas memórias flash NAND que deveriam equipar as próximas gerações de leitores MP3 iPod.



Aparentemente a Comissão da Concorrência da Coreia do Sul está a investigar as práticas concorrenciais da Samsung, nomeadamente a venda de memórias flash à Apple a preços abaixo de custo. A imprensa local afirma mesmo que a Samsung está a entregar à Apple os chips a metade do seu valor de mercado.



Recorde-se que a Samsung está já envolvida num processo de alegada cartelização nos preços das memórias DRAM, devendo pagar uma multa de perto de 300 milhões de euros.

Notícias Relacionadas:

2004-12-22 - Venda mundial de chips cresce 23 por cento em 2004