A Apple será o mais recente membro do conselho de administração da Blu-ray Disc Association (BDA), o consórcio liderado pela Sony e pela Matsushita para a promoção daquele formato de disco óptico de futura geração, que servirá para armazenar vídeo de alta definição, fotos e outros conteúdos digitais.



Os discos Blu-ray multiplicam por cinco a capacidade dos actuais DVDs, podendo armazenar em apenas uma das suas faces 25 GB de dados, quando um disco Blu-ray de dupla-face aumenta para o dobro a capacidade de armazenamento.



"A Apple está muito agradada por pertencer à Blu-ray Disc Association e contribuir para que o utilizador adopte tal formato. Acredito que hoje em dia os nossos clientes têm à sua disposição ferramentas de vídeo como o iMovie HD e o que mais querem é poderem gravar, eles próprios, DVDs de alta qualidade", afirma Steve Jobs, CEO da Apple, no comunicado que o consórcio publica no seu site.



O formato Blu-ray concorre com o HD-DVD que tem na Toshiba e na NEC as suas principais impulsionadoras. O HD-DVD apresenta uma capacidade de armazenamento de 30 GB e pode gravar até oito horas de vídeo de alta definição.



De salientar igualmente que o Blu-ray é um sistema completamente diferente do DVD que irá obrigar ao investimento em novas fábricas e máquinas para a sua produção, enquanto o HD-DVD evoluiu da tecnologia actual, podendo reaproveitar os recursos existentes.



Notícias Relacionadas:

2004-11-29 - HD-DVD recolhe apoio de quatro estúdios de Hollywood


2004-10-08 - Câmaras de vídeo com formato Blu-ray disponíveis no próximo ano

2004-09-02 - VC1 e MPEG4 aprovados pelo consórcio Blu-ray

2004-08-13 - Primeira versão completa do formato Blu-ray aprovada