(Atualizada) iPhone 5 é o nome do novo smartphone, acaba de confirmar a fabricante, que está a apresentar o dispositivo em São Francisco (Califórnia). O nome do telefone - que alguns rumores chegaram a garantir que se chamaria Novo iPhone (como o Novo iPad) - era uma das questões que se discutia, apesar do convite para a conferência de imprensa já dar algumas pistas sobre a designação provável.

O novo iPhone - que segundo as previsões da consultora Topeka deverá vender entre 10 milhões e 12 milhões no primeiro trimestre - vem equipado com um ecrã de 4 polegadas, mas mais largo e com uma configuração de 16:9. A resolução mantém-se igual à presente no iPhone 4S: 1136x640 pixéis.

O smartphone é 18% mais fino que o seu antecessor, contando apenas com 7,6 milímetros de espessura, e só pesa 112 gramas (menos 20% que o iPhone 4S). Tem ainda uma particularidade interessante: é o primeiro smartphone da Apple com suporte para a quarta geração móvel usada na Europa, o LTE, mas por enquanto só disponível para alguns países.

[caption]iPhone 5[/caption]

A bateria é outro dos pontos que foram melhorados e deverá agora ser suficiente para 8 horas de navegação (em 3G ou 4G) e 8 horas de conversação em 3G. Usando o Wi-Fi a bateria chega para 10 horas de navegação. Em standby dura 225 horas.

O novo processador A6 é 22% mais pequeno que o anterior e duas vezes mais rápido, garante a fabricante, que também promete 2 vezes maior velocidade no desempenho a nível dos gráficos.

A câmara integrada continua a ser de 8 megapixels (com lente de cinco elementos e abertura f/2.4) e o iSight foi melhorado. A marca apresentou também um modo Panorama que vai permitir deslocar o iPhone na horizontal para criar fotos panorâmicas de 28 megapixels, mas a verdadeira novidade em matéria de imagem será a que se verifica ao nível da câmara frontal, que passa a ser HD (720p).

Há também um novo carregador, a que a Apple chamou Lightning.

[caption][/caption]

O iPhone 5 - que será o primeiro a chegar às lojas com a nova versão 6 do iOS, que a Apple apresentou em junho - fica disponível em pré-venda nos EUA já esta sexta-feira, 14 de setembro, mas só chega às lojas a 21 do mesmo mês. A comercialização em Portugal fica relegada para uma semana depois, a 28 de setembro, e a TMN e a Vodafone já confirmaram que vão vender o novo modelo.

A Apple revelou ainda que o iOS 6 fica globalmente disponível para download daqui a uma semana (19 de setembro), sendo compatível com todas as versões do iPhone a partir da 3GS.

Numa altura em que ainda não há informações sobre os preços a praticar no mercado português, ficamos a saber que nos Estados Unidos, e para planos de fidelização a dois anos, a versão de 16 GB do novo iPhone vai custar 199 dólares (com vinculação a um operador), a versão de 32 GB custa 299 dólares e quem preferir 64 GB paga mais 100 dólares. O iPhone 4S sofrerá uma redução de preços, com modelos disponíveis a partir dos 99 dólares, pela versão de 8GB, enquanto o iPhone 4 será disponibilizado gratuitamente - também com ligação a um dos operadores com os quais a Apple mantém acordos, embora não tenha sido detalhado em que condições.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação e a data de comercialização em Portugal, que foi referida numa notícia em separado no TeK

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.