No próximo mês de janeiro a Apple irá lançar duas novas versões do iPad e escolherá como palco para o fazer a MacWorld, uma feira/conferência ligada ao universo Apple, da qual a fabricante se tinha afastado há alguns nos. A notícia é avançada pelo Digitimes, que cita fontes ligadas à cadeia de produção do produto, na Ásia.



De acordo com a informação, os dois novos modelos vão estar dirigidos às gamas média e alta do mercado, enquanto o iPad 2 – à venda desde o início deste ano – será reposicionado em termos de preço, para competir com o Kindle Fire da Amazon. Os novos modelos terão um ecrã de 9,7 polegadas com resolução QXGA (Quad eXtended Graphics Array).



Os rumores que davam como certa a aposta da Apple na tecnologia QXGA para uma nova versão do iPhone não são novos e já circulavam na imprensa há algum tempo. A C|Net citava em novembro um analista da DisplaySearch a garantir que a linha de produção de ecrãs com aquelas características, para o iPad, já estava a funcionar e tinha três fornecedores.



Mesmo com mais do que uma fonte a apontar no mesmo sentido, as informações que dão como certo o lançamento de um novo iPad já em janeiro não passam para já de rumores. E tal como aconteceu em situações anteriores, tomam várias formas e vão alterando detalhes pelo caminho, até que a informação oficial seja divulgada. A mesma Digitimes, por exemplo, garantia há duas semanas que o novo iPad teria um ecrã de 7,85 polegas. A nova informação acrescenta-lhe mais duas.



O Kindle Fire foi lançado em novembro pela Amazon e o fator preço é um dos seus principais argumentos. O dispositivo Android chegou às lojas a custar 199 dólares.



Mais de um mês antes de estar à venda já os números das reservas deixavam claro o sucesso que iria ter. Só nas primeiras 24 horas em que esteve disponível para reserva foram encomendadas 95 mil unidades do Kindle Fire.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira