Steve Jobs, director executivo da Apple, apresentou ontem durante o seu discurso na
conferência e exposição WWDC, que decorreu em São Francisco, nos Estados Unidos,
aquele que afirmou ser o "computador pessoal mais rápido do mundo", um PowerMac baseado no processador de 64 bits PowerPC 970 da IBM, comercializado com o nome de G5.

O modelo mais rápido que a Apple disponibiliza inicialmente irá funcionar à velocidade de relógio de 2 GHz, mas Jobs prometeu lançar no mercado dentro de um ano uma versão de 3 GHz. O G5 apresenta as mesmas especificações que foram por engano colocadas na semana passada no site da companhia, sendo um chip de 64 bits capaz de correr nativamente aplicações de 32 bits, integrando um bus frontal de 1 GHz.

A Apple irá fornecer sistemas com processador duplo e um só, sendo que no
primeiro caso, ambos os chips estarão ligados ao chip
controlador do sistema através de bus independentes. O processador poderá
executar até 215 instruções simultâneas, possuindo 512 KB de memória
cache de nível 2, embora não suporte cache de nível 3. A IBM irá fabricar o chip com 58 milhões de transístores empregando um processo de manufactura de 0,13 microns e utilizando tecnologia de silício isoladora, recorrendo a wafers de 300 milímetros.

Os primeiros desktops da Apple baseados na Apple baseados no G5 irão suportar até 8 GB de memória DDR SDRAM de 440 MHz através de um bus de 6,4 Gbps de 128 bits - duplo canal. Irão integrar AGP 8x Pro, slots PCI-X de 133 MHz, drives séries ATA de 1,58 Gbps com interfaces independentes, input e output de áudio analógico e digital, Firewire 800 e 400, Gigabit Ethernet, Airport Extreme, Bluetooth e portas USB 2.0. Para além disso, todos os modelos virão com uma SuperDrive de DVD-R e CD-RW da Apple.

Quanto às placas gráficas disponíveis, vão desde uma Nvidia GeForce FX 5200 Ultra com 64 MB de memória dedicada vídeo DRAM na gama baxa a uma ATI Radeon 9600 Pro com 128 MB no modelo topo de gama. A caixa de alumínio dos novos PowerMacs - semelhante ao estilo dos PowerBook
G4
- contém nove ventoinhas, mas Jobs assegurou que os computadores fazem metade do barulho dos mais recentes PowerMac G4. Quer a parte da frente e de trás do computador são entrelaçadas de forma a melhorar a circulação do ar.

Segundo Jobs, em Agosto serão lançados três modelos, sendo um dos quais uma máquina de 1,6 GHz com 356 MB de memória SDRAM e 80 GB de disco rígido, disponível por um preço de 1999 dólares. Outro computador virá com um processador de 1,8 GHz, 512 MB de memória e 160 GB de espaço no disco rígido, custando 2.399 dólares. O topo de gama, funcionando à velocidade de relógio de 2 GHz mas incluindo também 512 MB de memória e um disco rígido de 160 GB, poderá ser adquirido por 2.999 dólares.

Notícias Relacionadas:
2003-01-29 - Apple lança novos Power Mac mais potentes e baratos
2002-10-14 - Novo processador de 64 bits da IBM poderá ser utilizado em computadores Mac pela Apple

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.