A Apple anunciou ontem que a versão 10.3 Panther do seu sistema operativo Mac O X servidor - a mais avançada edição da Apple do sistema operativo baseado em UNIX - será colocada à venda no dia 24 de Outubro, coincidindo com o lançamento da versão Panther cliente. Recorde-se que a empresa tinha já avançado algumas das funcionalidades do novo sistema operativo para computadores pessoais, mostrando agora as funcionalidades da versão servidor.

O Panther servidor integra tecnologia de software open source, acrescentando-lhe ferramentas de gestão de utilização simplificada para soluções open source para clientes Mac, Windows ou Linux. De entre estas ferramentas destaca-se a Admin Tool que permite aos administradores instalar e gerir o software open source para Mac OS X; Open Directory 2, para alojamento de directorias LDAP escaláveis e serviços de autenticação Kerberos; Samba 3 para providenciar ligação e apoio home directory para clientes Windows e ainda aplicações JBoss para servidores de modo a correr as aplicações J2EE.

Além disto, esta ferramenta facilita aos administradores do sistema instalar, gerir e monitorizar uma gama completa de serviços incorporados no Panther Server. Por exemplo, com alguns toques no rato os utilizadores podem activar o OPenLDAP ou o Kerbos para directoria o autenticação, Samba para suporte Windows, Postfix para email e Apache para alojar sites na web.

Em paralelo, esta solução permite ainda, por exemplo, que um novo servidor VPN instalado no Panther Server suporte clientes Mac OS X, Windows ou UNIX que usem protocolos tunneling PPTP e L2TP. O Panther Server inclui ainda uma versão actualizada do Apache, o servidor web mais popular, juntamente com o Apache Tomcat e o Apache Axis, de forma a criar serviços web mais poderosos.

Sobre este produto, Philip Schiller, vice-presidente sénior para Marketing de Produtos da Apple, declarou em comunicado de imprensa, que "com mais de 150 funcionalidades o Panther Server é o maior lançamento de sempre do Mac OS X Server”. Para o mesmo, "o Panther Server combina a solução mais popular do mundo open source com inovadoras ferramentas de gestão de forma a criar o mais potente - e fácil de utilizar - servidor para utilizadores Mac, Windows e UNIX".

A versão 10.3 Panther do Mac OS X Server estará disponível a partir de dia 24 de Outubro nas lojas Apple e dos seus revendedores oficiais ao preço de 499 dólares numa edição para 10 clientes e a 999 dólares para uma edição sem número limite de clientes. Os utilizadores da Apple Store podem começar a encomendar cópias do produto a partir de agora.

Notícias Relacionadas:
2003-06-24 - Steve Jobs revela Panther, o sucessor do Mac OS X Jaguar