"Quem quer uma stylus? Temos que a tirar, temos que a guardar.. Perdemo-las… Yahccc. Ninguém quer uma stylus". Estas foram as palavras proferidas por Steve Jobs durante a apresentação do iPhone original. Talvez as palavras menos simpáticas só se aplicassem afinal ao uso de uma caneta digital no smartphone, pois para o iPad parece que alguém na Apple tem outras ideias.

A publicação Apple Insider revela um pedido de patente feito pela tecnológica de Cupertino onde a criação é justamente um estilete. Mas não é uma stylus qualquer. É uma caneta que tem uma ponta extensível, tem sensores de luz e tem também sensores de movimento.

De acordo com os esquemas revelados no registo de propriedade intelectual, a Apple quer criar "A" ferramenta de trabalho digital para os criativos. Através da regulação do tamanho da ponta da stylus o utilizador teria um traço mais fino ou mais grosso - algo que a Samsung faz através dos sensores de pressão.

Uma maior extensão da ponta da caneta transformaria o periférico em algo semelhante a um pincel, já que a ponta desdobrar-se-ia em várias extremidades. O controlo do tamanho da ponta seria feito através de um sistema de rotação ou através de um botão lateral, algo que já é aplicado em algumas das canetas tradicionais.

Uma das funcionalidades que mais se destaca no entanto é a capacidade que a caneta teria na captação de luz. Ou seja, o utilizador seria capaz de apontar a caneta para um objeto, "roubar" a cor desse objeto e de seguida começar a desenhar nesse tom.

Vale a pena relembrar que o registo de patentes não implica que as tecnológicas estejam realmente a desenvolver o produto, e mesmo que o façam, nada garante que cheguem ao mercado. Mas é sempre significativo ver quais os planos que as empresas como a Apple consideram e ver como a mentalidade de uma empresa pode evoluir com os anos e com a pressão do mercado.

A Samsung provou através da linha Note que tanto existe procura para smartphones com ecrãs de cinco ou mais polegadas - o que agora é uma norma -, como provou que o uso de canetas digitais em dispositivos móveis pode ter as suas vantagens, sobretudo a nível de produtividade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico