A Apple vai lançar no Sábado a primeira actualização do seu sistema operativo Mac OS, que visa melhorar o desempenho e acrescentar funcionalidades multimédia à décima versão, cujo início de comercialização teve lugar no final de Março.



O Mac OS X v10.1 vai chegar às lojas nos Estados Unidos sábado de manhã, custando o produto completo 129 dólares (139,7 euros ou 28 contos). Os utilizadores que desejarem efectuar a actualização da plataforma poderão fazê-lo gratuitamente nas lojas Apple e nos revendedores oficiais da marca. Se não quiserem deslocar-se, poderão receber em casa o CD com o software, tendo, no entanto, que pagar 19,95 dólares (21,61 euros ou 4.332 escudos) por despesas de envio por correio.



Em Portugal, de acordo com Pedro Aniceto, gestor de produto da Interlog, empresa representante da Apple, a actualização só vai estar disponível a partir de terça-feira nos revendedores oficiais. Para receber gratuitamente o upgrade numa das lojas da Rede Lojapple, o utilizador terá que levar um CD para onde será copiado o software. Esta operação realiza-se em conjunto com a Interlog e engloba também outros comerciantes oficiais de produtos Apple.



Quanto à opção de envio por correio, o preço dos portes ainda não está definido, segundo Pedro Aniceto, prevendo-se apenas que sejam na ordem dos 500 escudos,um valor que poderá variar de acordo com os revendores. Por seu lado, a Macloja anunciou já que vai enviar gratuitamente a todos os clientes que o solicitarem, o upgrade Mac OS X v. 10.1. O preço da versão final completa ainda não foi definido.



O novo Mac OS suporta mais de 1.400 aplicações nativas, incluindo o Microsoft Office X e o programa de animação e criação de efeitos 3D Maya 3D da Alias Wavefront e uma série de programas da Symantec. Segundo a Apple, regista várias melhorias a nível de desempenho, "permitindo que os programas abram duas a três vezes mais depressa, que os menus apareçam cinco vezes mais rapidamente e que o redimensionamento das janelas possa ser efectuado cinco a dez vezes mais depressa" do que no anterior Mac OS X.



Por outro lado, esta actualização integra a capacidade de reproduzir filmes em DVD e copiar ficheiros para discos DVD-RW através da aplicação Finder. Outra novidade introduzida a pedido dos utilizadores Mac é que a barra de ferramentas Dock pode ser movida para os lados em vez de permanecer fixa no fundo do ecrã.



Notícias Relacionadas:

2001-07-23 - Microsoft apresenta Office 10 para o sistema operativo Mac OS X

2001-07-19 - Apple apresenta actualização de Mac OS X

2001-03-24 - Dia X para a Apple