No seu mais recente evento, a Apple revelou ao mundo todas as novidades tecnológicas que tem vindo a desenvolver e, depois de apresentar uma nova atualização no que diz respeito ao iPhone 12, com a revelação de uma nova cor para o smartphone, e as muito aguardadas AirTags, a empresa dá agora a conhecer um novo computador iMac.

Durante a apresentação, Tim Cook salientou o salto tecnológico para a sua nova arquitetura Apple Silicon, destacando a força que a linha de computadores Mac representa em termos de vendas. O processador M1 já está a dar cartas na família de computadores da empresa e os developers estão a optimizar as suas aplicações para a nova arquitetura. Assim, foi construído de raiz o novo iMac em torno do novo processador M1.

De acordo com a Apple, o processador M1 que alimenta o iMac reúne num SoC o CPU e outros componentes, arrefecidos por duas pequenas ventoinhas na extremidade do componente. O próprio design do computador foi reduzido para ocupar menos espaço. O equipamento dispõe de um monitor de 24 polegadas, com Retina Display de 4.5K, 500 nits de brilho e True Tone, que regula a temperatura da cor mediante o ambiente, prometendo também ainda gastar menos energia.

O computador está equipado com uma webcam de 1080p e a gigante de Cupertino realça que câmara tem capacidade de captar boas imagens até mesmo em locais menos iluminados, fazendo automaticamente o balanceamento de brancos e procurando destacar as melhores cores mediante o ambiente.

Os microfones prometem também reduzir o ruído à volta, melhorando a experiência de conversa nas videoconferências. Os sistema de som do computador foi melhorado e é composto por dois woofers em cada extremidade do ecrã e um pequeno tweter, com um total de seis colunas para uma melhor experiência sonora.

Quanto a sistema operativo, o computador é acompanhado pelo BigSur, que se diz "acordar" de imediato assim que é ligado e que acelera o funcionamento das aplicações. A empresa da maçã avança que o novo computador é 85% mais rápido do que as anteriores versões. Tem também uma placa gráfica duas vezes mais rápida do que as anteriores gerações, com um nível de desempenho 50% mais elevado do que muitas gráficas disponíveis no mercado. A Apple refere que a integração do iPhone com o iMac é mais simples, utilizando um clipboard universal para transferir ficheiros.

Na traseira, o computador conta com quatro portas USB-C, duas delas com suporte a Thunderbolt. O seu adaptador de energia é mais simples e discreto e inclui agora a entrada de rede diretamente do transformador. Houve também mudanças no teclado e rato, com a integração da autenticação TouchID para poder fazer compras de forma mais segura.

O iMac tem tem um preço de 1.499 euros na sua versão mais "básica" e 1.949 no modelo mais apetrechado. As pré-reservas começam no final de abril, com lançamento na segunda metade de maio.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 19h30)