Motivado pelas estruturas tecnológicas, o CADA é uma associação cultural portuguesa que explora as relações criativas entre a arte, ciência e tecnologia. O colectivo, anteriormente conhecido por Atmosferas, trabalha desde 2004 na procura de novas formas artísticas proporcionadas pela constante evolução dos meios digitais e baseadas em estruturas tecnológicas.



Para além de desenvolver workshops na intersecção da arte e da tecnologia, como é o caso dos workshops sobre a plataforma de computação DIY Arduino ou sobre desenvolvimento em dispositivos móveis.



No âmbito da sua actividade, o CADA produziu, igualmente, software que aproxima conceitos de computação e comunicações, design e criatividade, tal como a extensão Sketcher, para Firefox 2.0 e que permite desenhar e relacionar páginas web, directamente no browser. Desde o lançamento do Sketcher, o CADA já contabilizou cerca de 12.000 downloads da aplicação, que já foi alvo de um galardão.



O CADA é responsável ainda pela criação de uma aplicação para telemóveis Symbian de segunda e terceira edição, o TODAY. Partindo de uma ideia de Sofia Oliveira e de Jared Hawkey,directores da associação,e com programação de Heitor Ferreira, colaborador do CADA, o TODAY permite criar imagens abstractas e generativas a partir dos padrões de comunicação do utilizador.



A aplicação recolhe informação dos canais e frequência das comunicações efectuadas no telemóvel, desenhando imagens que reflectem o um padrão pessoal do uso da tecnologia.



Notícias Relacionadas:

2008-04-24 - Sugestão TeK: Aplicações para Symbian S60