No mês de Maio, as vendas mundiais de semicondutores aumentaram cerca de 3 por cento comparativamente ao mês anterior, somando 11,4 mil milhões de dólares (11,5 mil milhões de euros), de acordo com dados apresentados recentemente pela Semiconductor Industry Association (SIA).



Este aumento das vendas poderá indicar, segundo a SIA, que o mercado de semicondutores está a recuperar face à crise sentida durante o ano passado. "Estimamos que a indústria encerre o segundo trimestre com um crescimento de 4,7 por cento", acrescentou George Scalise, presidente daquela instituição, citado pela CNET.



Comparativamente aos números alcançados em Maio de 2001, as vendas foram 10,5 por cento mais baixas, mas houve uma melhoria geral, devido aos ganhos em áreas como a memória flash e os processadores de sinal digital, defende a SIA. As vendas de Abril, por sua vez estiveram 19,4 por cento abaixo dos 13,7 mil milhões de dólares conseguidos em Abril de 2001.



As vendas na região da Ásia-pacífico foram particularmente fortes no passado mês de Maio, aumentando 22,4 por cento graças a uma larga concentração de máquinas de produção de chips. Empresas como a Taiwan Semiconductor Manufacturing fazem processadores para uma grande variedade de clientes, numa base contratual.



No seu recente estudo a SIA prevê que a venda de chips cresça 3,1por cento este ano. As estimativas para 2003 são mais optimistas, pois apontam para um crescimento de dois digitos, num aumento de 23,2 por cento.



Notícias Relacionadas:

2002-03-05 - Vendas mundiais de processadores registam queda ligeira em Janeiro
2001-12-21 - Mercado de semicondutores enfrenta recuperação difícil em 2002
2001-09-07 - Intel aponta para recuperação de vendas de processadores

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.