Foi hoje apresentada formalmente a Associação de Empresas de Open Source Portuguesas - ESOP - que reúne 12 membros fundadores, tal como o TeK já havia noticiado. Gustavo Homem, presidente da associação, diz que os 12 fundadores representam uma facturação agregada de 35 milhões de euros, representativa de 2,35 por cento do volume nacional de TI, reportando-se aos números de 2006 da IDC Portugal.



A associação já estava a ser pensada há alguns meses e tem como motivação principal a promoção de software open source como alternativa credível em Portugal. Gustavo Homem acredita que Portugal não está ainda tão bem colocado no mapa europeu do software open source como podia, mas defende que já se assiste a um movimento positivo, como comprovam vários casos de adopção de software open source a nível nacional e várias declarações de intenções de âmbito europeu.



"O comboio já está em andamento e se Portugal não o apanhar perde competitividade […] o software open source é um veículo que pode tornar Portugal numa potência de desenvolvimento de software", afirma Gustavo Homem.



O objectivo da associação é ajudar a conseguir que Portugal se torne um centro de inovação em software de código aberto.



As associadas da ESOP são a Ângulo Sólido, Arte Numérica, Caixa Mágica Software, Datawide, DRI, Eurotux, Info-Care, Intraneia, iPortalmais, Log- Open Source Consulting, Sun Microsystems, Sybase.


A associação está aberta à participação de outras empresas do sector que queiram juntar-se a este movimento e promete ter uma actuação reactiva mas também proactiva em relação à actualidade, tomando a iniciativa de contactar entidades públicas e privadas para promover o open source.



Para já a ESOP participa em vários eventos ligados ao open source que vão ter lugar em Portugal nos próximos meses e promete para 2008 a organização de um workshop de desenvolvimento multiplataformas.


Nota da Redacção: [19:57] A notícia foi actualizada com mais informação.


Notícias Relacionadas:

2007-09-23 - “A manutenção da actual monocultura não permite o alargar de horizontes dos utilizadores nem dos profissionais de TI”

2007-09-10 - Empresas portuguesas criam associação para divulgar e promover open source