O novo ExpertBook B9 da Asus apresenta um design minimalista, sendo fino e leve o suficiente para levar para qualquer lugar. Aliás, a Asus afirma que o modelo é atualmente o mais leve no segmento empresarial para um ecrã de 14 polegadas, pesando 880 gramas, podendo ser transportado facilmente na mochila ou mala de trabalho.

Mas ser fino não significa fragilidade e a fabricante faz questão de demonstrar que este é um “tanque de guerra” disfarçado de borboleta, destacando a certificação militar MIL-STD 810H do exército americano.

O computador tem um chassis reforçado por lítio e magnésio, tendo passado nos testes de pressão de painel, choque e quedas para garantir a sua durabilidade. E a marca diz que a sua moldura é tão fina, que o seu modelo de 14 polegadas cabe dentro do chassis do anterior ExpertBook B9 de 13 polegadas.

No interior está um processador Intel Core VPro de 11ª geração, oferecendo a arquitetura Iris X no GPU pertencente à plataforma Evo. Tem até 32 GB de RAM com memórias LDR4X a 4266 MHz. Tem ainda suporte para dual-SSD RAID, oferece um sensor de proximidade e o NumberPad 2.0, ou seja, o pequeno TrackPad é um pequeno ecrã interativo.

O modelo promete uma bateria de até 66 Wh e maior autonomia com uma única carga, e um sistema de carregamento rápido, atingindo os 60% em 39 minutos. Em termos práticos, nas contas da Asus, o modelo apresenta 20 horas de autonomia a ver vídeos e 13 horas a utilizar programas de produtividade.

Em termos de conetividade suporta redes Wi-fi 6 no que diz respeito ao wireless, suportando ainda HDMI, RJ45 via micro HDMI, USB 3.2 Gen 2 e dois USB-C com Thunderbolt 4. Conte ainda com um microfone equipado com um sistema de cancelamento de ruído bidirecional, através de inteligência artificial, para que possa participar em videoconferências sem incómodos. O micro está localizado no topo da moldura, para ficar em linha com a boca dos utilizadores. Está também equipado com colunas da Harman/Kardon, prometendo áudio de boa qualidade.