Outubro é o mês apontado como data provável para o lançamento dos primeiros computadores a seguir o conceito de Ultrabook, apresentado no final de Maio pela Intel. A inauguração do segmento deverá, como esperado, dar-se pelas mãos da Asus, que tem "cinco a seis modelos" para fazer chegar às lojas, avança a imprensa internacional.

O lançamento dos primeiros equipamentos por parte da Asus estava inicialmente previsto para Setembro, com o modelo UX21, mas as últimas informações apontam Outubro como a data provável e fazem crescer o lote de equipamentos a anunciar.

Segundo o TechCrunch, os preços dos equipamentos vão oscilar entre os 899 e os 1.999 dólares - o que ultrapassa o limite de 1.000 dólares desejado pela Intel.

Para além deste requisito, a fabricante de processadores afirmava que os modelos da nova categoria de ultraportáteis - que deverá constituir uma alternativa tanto aos tablets e netbooks, em tamanho, como aos portáteis, em desempenho - não devem medir mais de 2 centímetros de espessura e contarão com processadores de alto desempenho.

Outra das fabricantes que se prepara para fazer chegar ao mercado equipamentos seguindo estas diretrizes é a Acer, cujas imagens do primeiro modelo do género foram parar online este fim-de-semana, adiantando-se à apresentação oficial agendada para IFA.

Processador Intel Sandy Bridge da atual geração, 13 milímetros de espessura e um preço de 800 dólares são algumas das características avançadas a respeito do Aspire 3951.