A Autodesk deu recentemente a conhecer a sua nova família de produtos AutoCAD 2005, um novo software, diz a fabricante, que proporcionará aos seus utilizadores ganhos de produtividade máximos durante a criação, gestão e colaboração dos projectos.



A família de produtos de software AutoCAD inclui 11 versões de aplicações de projecto optimizadas para os mercados da construção civil, das infra-estruturas e da produção industrial. O AutoCAD LT 2005, o Autodesk Architectural Desktop 2005, o Autodesk Building Systems 2005, o Autodesk MapT 3D, o Autodesk Land Desktop 2005, o Autodesk Civil Design 2005, o Autodesk Survey 2005 e o Autodesk Raster Design 2005 serão aplicações disponibilizadas com a versão AutoCAD 2005.



O AutoCAD 2005 servirá também como base para as futuras versões do AutoCAD Mechanical e do AutoCAD Electrical e do Autodesk MapGuide. Para além disso, o software Autodesk Revit 6, a última versão da plataforma de modelação de informação de arquitectura da Autodesk, é compatível com a nova família de produtos AutoCAD 2005.



De acordo com a fabricante, a nova versão introduz, entre outras coisas, capacidades melhoradas que permitem aos utilizadores gerir melhor e publicar conjuntos de folhas e comunicar a informação de projectos para anotações e revisões.



Perante as novas características integradas, os utilizadores têm agora a possibilidade de criar e gerir conjuntos coordenados de desenho e as equipas de projecto podem rever e anotar os conjuntos de desenhos para uma comunicação mais eficiente, garante a Autodesk.



Esta versão fez evoluir o software AutoCAD de uma aplicação de produção de desenhos para a criação e gestão de conjuntos completos de desenhos relacionados entre si, directamente dentro da aplicação. "Poderão existir centenas de folhas no âmbito de um conjunto completo de desenhos (ou folhas) que acaba por ser distribuído a um cliente. Mas é o 'conjunto de folhas' completo que integra toda a informação incluindo anotações e outros dados críticos de projecto utilizados para concluir o projecto", explica a fabricante em comunicado de imprensa.



A nova ferramenta "Sheet Set Manager" permite, segundo a Autodesk, integrar facilmente folhas de desenhos em conjuntos lógicos e subconjuntos que os utilizadores podem definir por empresa, projecto ou qualquer outra norma sectorial. Deste modo, o utilizador poderá rapidamente integrar conjuntos de folhas utilizando os desenhos existentes, propagar normas sobre folhas para múltiplos projectos e propiciar acesso simultâneo a conjuntos de folhas no âmbito da sua rede local.



Muitos dos novos produtos da família de software da Autodesk estarão disponíveis a partir do próximo mês através dos revendedores autorizados Autodesk. A distribuição dos produtos da Autodesk em Portugal é feita pela Micrograf.



Notícias Relacionadas:

2003-11-28 - Autodesk pode aumentar vendas com projecto de comboio de alta velocidade