A missão que agora começa é a primeira deste ano e o ponto de partida é o Havai. Vai demorar cerca de três dias e para se realizar foi preciso esperar pelas condições meteorológicas adequadas.

Ao comando das operações, no ar, vai Bertrand Piccard, um dos dois pilotos da aventura que quer provar que é possível atravessar o mundo a voar, sem gastar uma gota de combustível.

A viagem do Solar Impulse começou em março de 2015, quando o avião partiu de Abu Dhabi. Desde então foram percorridas 19.957 quilómetros em quase 255 horas de voo. Pelo caminho foram batidos alguns recordes, como o da última viagem realizada, que teve como ponto de partida o Japão. Foram 117 horas e 52 minutos de voo sem interrupções.

O Solar Impulse 2 é, como o nome indica, uma segunda versão do avião solar original, que vou pela primeira vez em 2010. É feito fibra de carbono e integra 17.248 células solares, que lhe dão a energia necessária para se mover. No roadmap do Solar Impulse 2 está agora a Europa, mas a viagem só cruza o atlântico depois de mais algumas paragens nos Estados Unidos.

No site oficial do projeto é possível acompanhar todos os detalhes da viagem, ver vídeos da partida e imagens em direto do interior do avião.