A Microsoft apresentou ontem na Professional Developers Conference 2008 a primeira versão do Windows Azure, uma plataforma que permitirá que os profissionais de desenvolvimento de software possam criar, armazenar, administrar e calcular dados para o funcionamento de aplicações web-based.

A plataforma alia as capacidades computação em grelha com serviços de armazenamento e de infra-estrutura de rede, todos alojados em servidores a funcionar na rede de centro de dados global da Microsoft.

Neste sentido, o sistema assumir-se-á como uma base operacional para a produção de programas que ofereçam serviços online, disponíveis para todos os utilizadores directamente a partir da Internet.

A ideia do Azure é não só proporcionar armazenamento e uma plataforma de serviços e desenvolvimento, mas também automatizar as relações entre diferentes ambientes (PC, Web e telefone) e aplicações.

O sistema operativo funcionará com tecnologias próprias da Microsoft, como os serviços Live, SQL e .NET, embora esteva previsto o suporte a outras linguagens de programação e normas da indústria.

Por enquanto, o Azure é gratuito para os betatesters. A versão comercial do sistema não estará disponível antes de 2010, altura em que surgirá também o Windows 7, o sucessor do Vista.