Confessando estar atrasado como sempre nas previsões para lançamento de uma nova versão beta do Linux 2.6, Linus Torvalds afirmou ontem à C|net que a "pré-2.6" deverá estar pronta na próxima semana. O criador do sistema operativo tinha prometido para Junho deste ano uma revisão do código do Linux, mas agora mostrou-se mais cauteloso quanto a datas.

Linus Torvalds afirmou estar a trabalhar com Andrew Morton, o programador que vai manter a versão 2.6 para lançar na próxima semana aquilo que chamou uma "pré-2.6", uma espécie de versão beta do sistema open source. Mas, a versão definitiva deverá demorar ainda alguns meses, avisou Linus Torvalds, acrescentando que para além deste tempo habitualmente demora mais cerca de meio ano antes dos fabricantes de hardware adoptarem as novas versões do sistema operativo.




De acordo com a mesma notícia da C|net, a IBM já admitiu que deverá ter produtos baseados no kernel 2.6 à venda só no primeiro semestre de 2004, apesar de anteriormente os ter projectado para comercialização ainda antes do final de 2003.

O criador do sistema operativo Linux mudou-se recentemente para o consórcio Open Source Development Lab (OSDL) onde se vai dedicar a tempo inteiro ao desenvolvimento das novas versões do kernel. Ainda esta semana o OSDL anunciou também a integração de Andrew Morton no consórcio, onde se dedicará a tempo inteiro ao desenvolvimento do kernal 2.6.

O sistema operativo open source Linux tem vindo a ser desenvolvido com base nas contribuições da comunidade de programadores, nunca tendo sido até agora o trabalho "oficial" do seu criador Linus Torvalds. Porém, este sistema está a assumir uma relevância cada vez maior à medida que grandes empresas apostam na sua integração em linhas de equipamentos e se assiste à adopção do Linux por parte de grandes companhias e até entidades governamentais.

Notícias Relacionadas:

2003-05-30 - SCO continua a gerar polémica na defesa dos direitos de propriedade de Unix

2003-01-25 - Empresas afirmam que Linux poupa despesas e aumenta vendas