A Canonical prepara-se para lançar, em Outubro, a mais recente versão do seu sistema operativo de código aberto baseado em Linux, o Ubuntu 10.10 - conhecido pelo nome de código "Maverick Meerkat". Mas quem quiser já pode experimentar a beta.

A versão de teste do novo sistema operativo acaba de ficar disponível para download, que pode ser feito aqui. É a primeira - e deverá ser a única - beta a ser apresentada pela empresa, que agendou o lançamento da versão 10.10 para dia 10.10.2010 e deverá ainda antes disso disponibilizar uma release candidate, no final de Setembro.

O novo Ubuntu conta com versões para desktop, netbook e servidores, cujas funcionalidades são listadas na mensagem online que faz a apresentação do software. As edições Desktop e Netbook prometem melhorias nos tempos de arranque e a destinada a servidores melhor integração com os serviços na nuvem para clientes empresariais (Ubuntu Enterprise Cloud), bem como maior estabilidade.

A beta (para desktop) traz a versão 2.31 do GNOME Desktop, que inclui o Dconf e a API GSettings. A Canonical anunciou também que tinha substituído o F-Spot pelo Shotwell, como programa de gestão de imagens incluído por defeito, e que Sound Indicator passava a incluir controlos para o leitor de música.

Para além destas foram apresentadas alterações ao Software Center do Ubuntu, uma actualização ao Gwibber, para dar suporte às recentes alterações ao sistema de autenticação do Twitter, e o upgrade do software Evolution, para a sua versão 2.30.2, que promete melhorias ao nível da velocidade com que são desempenhadas as operações.