(Atualizada) O lançamento de uma versão de teste do próximo sistema operativo da Microsoft está "eminente", escrevia hoje o The Register, com base em rumores e informações publicadas em blogs especializados e no blog do Windows. Perto das 20.30 (hora de Portugal) o rumor passou a realidade e a Microsoft disponibilizou o acesso ao download.

A data de 31 de maio foi mencionada numa mensagem - publicada num blog oficial da Microsoft - que tem sido repetidamente evocado como referência por diversos meios de comunicação, mas que terá "desaparecido misteriosamente" poucas horas após a publicação.

Uma segunda "fonte" invocada é o blog do serviço de alojamento na nuvem da Microsoft, onde um post prometia atualizações ao serviço a terem lugar durante a primeira semana de junho, mencionando expressamente o Windows 8.

"O SkyDrive para Windows desktop terá uma nova e interessante funcionalidade… Passará a ser possível, diretamente a partir da aplicação Fotos no Windows 8, ir buscar fotografias armazenadas noutros PCs onde tenha o SkyDrive instalado - esteja o utilizador onde estiver e tenha ele quantos terabytes tiver de fotos guardadas no PC", escreve a empresa, prometendo mais novidades em "breve".

Outras mensagens no mesmo blog falavam sobre as atualizações às aplicações SKyDrive para Windows e Mac OS, assim como o cliente para Windows Phone, e previam que "em apenas algumas semanas" haverá mais pessoas a usar o SkyDrive do que aquelas que alguma vez usaram o Mesh (um serviço de armazenamento de dados lançado em 2008 pela Microsoft).

O download da Windows 8 Release Preview está disponível em 14 línguas a partir deste link e mais informação pode ser obtida no site oficial ou no post de Steven Sinofsky no blog Building Windows 8.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.