Bill Gates, presidente da Microsoft, deu ontem a conhecer a plataforma Tablet PC que será integrada no novo formato portátil de computador designado com o mesmo nome e cujos modelos foram também apresentados por mais de dez fabricantes de hardware diferentes, entre eles a Acer, a Fujitsu, a Hewlett-Packard, a Toshiba e a Viewsonic.



Construída sobre um novo sistema operativo da Microsoft, denominado Windows XP Tablet PC Edition, a plataforma Tablet PC permite que os utilizadores escolham a forma como fazem a introdução e manipulação de dados. O ecrã dos tablet PC é electromagnético possibilitando que os seus utilizadores escrevam ou desenhem com uma caneta digital. O ecrã digitaliza os movimentos da caneta e transforma os dados manuscritos num formato reconhecido pelas aplicações de processamento de textos.



Os utilizadores podem ainda ligar outros mecanismos de introdução de dados, como um teclado ou um rato, para operar o computador. O novos portáteis incluem igualmente software para o reconhecimento de voz em comandos e controlo de aplicações assim como para a introdução de texto.



Suportando reconhecimento de escrita à mão em inglês, francês, alemão, japonês, coreano e chinês, os tablet PC permitem que os utilizadores escolham ainda se querem manter o texto manuscrito e desenhos, guardando-os como imagens que podem ser importadas por outras aplicações Windows.



Os novos modelos portáteis integram o Microsoft Windows Journal, uma aplicação que permite que os utilizadores criem e organizem notas manuscritas. O Windows Journal capta texto, diagramas e imagens.



Todos os tablet PC apresentam ligação a redes wireless sem ser necessária configuração. A maioria dos modelos integra capacidades 802.11, com suporte opcional para outros protocolos wireless, como o Bluetooth.



Os preços dos novos tablet PCs vão variar conforme os seus fabricantes. Bill Gates adiantou apenas que os modelos serão algumas centenas de dólares mais caros do que os seus homólogos notebooks. A disponibilização também será faseada.



Noticias Relacionadas:

2002-11-08 - Fabricantes dão a conhecer modelos tablet PC com plataforma Microsoft

2002-11-07 - Estudos predizem fraca utilização dos tablet PCs em 2003


2002-06-26 - Tablet PC da Microsoft surge no início de Novembro