Direccionada para o mercado de soluções na área da segurança, baseada na análise características pessoais únicas como a impressão digital, a íris, o padrão de voz e o reconhecimento facial, a BioGlobal, Biometria e Comunicações Globais disponibilizou recentemente uma nova aplicação denominada BioTouch USB. Este sensor permite a autenticação segura num sistema informático usando a impressão digital do utilizador como chave de acesso, através do interface USB e de uma tecnologia plug-and-play.

A captura da imagem da impressão digital é efectuada em tamanho real, mediante um processo rápido de leitura no sensor óptico DFR-200, possibilitando uma resolução vertical e horizontal e rotação do dedo a 360 graus.

Neste tipo de registo biométrico é captada a impressão digital e processada para obtenção de 10 a 70 pontos, que são encriptados e armazenados num ficheiro local ou no servidor.

O BioTouch USB, que deve ser integrado num computador com uma porta USB, utiliza ainda o software BioLogon (incluído na aplicação) disponível para sistemas operativos Microsoft Windows 95/98/Me/NT/2000 e XP. O BioLogon pode expandir a política de autenticação dentro da empresa, recorrendo à combinação de impressão digital, smart card, e password, garantindo o controle por quem e como os recursos da rede serão acedidos.

Outra das vantagens deste software é a gestão da rede, onde se encontram armazenadas as credenciais de autenticação, verificando-se rapidamente a integração de novos utilizadores e respectivas impressões digitais, para que possam partilhar recursos de qualquer computador em rede. A conta biométrica de credenciais do utilizador é estabelecida mediante um registo que geralmente ocorre em menos de 15 segundos, de acordo com aquela empresa.

A BioGlobal implementa soluções chave na mão de controlo de acessos, gestão de assiduidade e protecção de sistemas informáticos no campo do bio-acesso, aplicações para Short Messaging Services (SMSGlobais) assim como aplicações direccionadas para a detecção de intrusão, de incêndio(GlobalSegur), entre outras funcionalidades.

Notícias relacionadas:

2001-07-30 - Identificação biométrica facilita check-in no aeroporto de Heathrow

2001-01-12 - Empresas adoptam cada vez mais tecnologia biométrica

2000-06-07 - Escripóvoa integra tecnologia biométrica

2000-03-29 - Relógio de Ponto Biométrico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.