A Sony e a Panasonic desenvolveram uma nova tecnologia que vai permitir aumentar o espaço disponível para armazenamento de informação nos discos Blu-ray. Até agora o Blu-ray permitia armazenar 25 GB de informação em cada um dos dois layers que compõem cada disco.

A evolução desenvolvida pelas duas empresas vai aumentar para 33,4 GB o espaço de armazenamento em cada layer, para um total de 67 GB disponíveis.

A Blu-ray Association ainda não deu qualquer pista sobre uma possível actualização da especificação para incorporar o novo desenvolvimento, mas já se sabe que os novos discos podem ser lidos em qualquer leitor Blu-ray já no mercado, incluído aquele que está inserido na PlayStation 3. A única coisa necessária pode ser uma actualização de firmware.

A tecnologia i-MLSE (Maximum Likelihood Sequence Estimation) permitiu esta evolução nos discos que sucedem ao DVD, ao assegurar uma avaliação mais cuidada da qualidade óptica quando um disco está a ser lido ou gravado, de forma a permitir ao leitor/gravador trabalhar num limite mais elevado.