A Special Interest Group (SIG) anunciou o lançamento do Bluetooth 6.0, introduzindo a nova geração de conexões sem fios entre os equipamentos. A normalização publicada inclui melhorias ao nível das ligações entre equipamento. Isso inclui mais precisão no rastreamento de outros equipamento, utilizado em serviços Find My da Apple e Google, por exemplo. É preciso recuar a 2016 para a última grande atualização da tecnologia, no lançamento do Bluetooth 5.
A nova versão introduz a funcionalidade Channel Sounding, capaz de determinar a distância entre dois equipamentos com grande precisão, ao nível de centímetros. O sistema utiliza sinais de rádio entre os dois equipamentos, como por exemplo, um smartphone e uma etiqueta inteligente, a diferentes frequências para ajudar a calcular a distância. A tecnologia vai ajudar a melhorar e a tornar os equipamentos de rastreamento mais precisos.
Esta tecnologia permite também melhorar a segurança em sistemas como chaves digitais dos automóveis ou mesmo de uma porta de hotel, ao garantir mais precisão de alcance, desbloqueando apenas quando estiver num determinado espaço. A SIG espera que os developers criem novas experiências inovadoras que melhorem a conetividade entre os equipamentos.
Espera-se ainda menor consumo de energia dos equipamentos, ao utilizar o Bluetooth Low Energy, uma funcionalidade que gere os pacotes de informação nos diferentes canais de rádio, de acordo com a relevância da aplicação.
Todas as funcionalidades técnicas estão disponíveis na página da SIG, que possam interessar sobretudo os developers de software e hardware. Ainda não se sabe quando é que os equipamentos vão adotar o Bluetooth 6.0.
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários