O grupo que suporta o desenvolvimento do Bluetooth anunciou a adopção formal das especificações para a versão 4.0 da tecnologia para transmissão de dados sem fios.
O Bluetooth 4.0 destaca-se das versões anteriores por ter a particularidade de reduzir em larga medida o consumo energético associado à sua utilização, permitindo o seu uso em dispositivos nos quais era, até à data, inviável, por não disporem de baterias com autonomia suficiente.
As intenções dos membros do Bluetooth Special Interest Group (SIG) de avançar para uma solução energeticamente mais eficiente - e as vantagens esperadas - já tinham sido dadas a conhecer há cerca de três meses, mas agora encontram confirmação oficial, com o comunicado publicado ontem online.
Na nota, o director executivo do grupo, Michael Foley, classifica o novo Bluetooth de baixo consumo como uma "conquista monumental".
Este é o passo final no processo para a adopção formal das normas para a nova versão do Bluetooth, lê-se no site do SIG, onde os membros informam que se encontra agora aberto o programa de qualificação para os fabricantes que queiram integrar a nova tecnologia nos seus produtos.
Os responsáveis esperam que esta abra as portas a novos mercados, estimando que esteja, já em 2015, implantada em metade da totalidade de dispositivos a usar o Bluetooth.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos e máquinas de lavar e secar Mijia são os novos eletrodomésticos da Xiaomi em Portugal -
Site do dia
Qual é o seu nível de literacia financeira? 20 perguntas colocam conhecimentos à prova -
App do dia
TOEM leva-o numa aventura fotográfica a preto e branco entre puzzles e personagens curiosas -
How to TEK
Não quer que o LinkedIn use os seus dados para treinar modelos de IA? Saiba como desativar
Comentários