Nas próximas eleições municipais brasileiras parte dos cidadãos daquele país vão já usufruir de um novo sistema de identificação digital que tende a eliminar os riscos de fraude, no que se refere à utilização de cartões de eleitor por alguém que não o seu legítimo titular.



A medida vai avançar primeiro em algumas cidades de 3 Estados do país (Mato Grosso do Sul, Rondônia e Santa Catarina) e arranca com o recenseamento digital dos cidadãos, que nas próximas eleições municipais, a realizar em 2008, já poderão ser identificados através de equipamentos de leitura biométricos.



A iniciativa é da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral e tem como objectivo avançar progressivamente para o resto do país, de forma a cobrir todos os Estados num prazo de 10 anos.



Já nas eleições municipais de 2008 deverão ser utilizadas 25.538 urnas electrónicas com capacidade de leitura biométrica. O sistema, desenvolvido localmente está já a ser estudado por outros países da região para futuras implementações.


Notícias Relacionadas:

2005-09-15 - Conselho de Ministros dá luz verde ao Passaporte Electrónico Português