A Via Technologies anunciou que o Brasil irá beneficiar da oferta de computadores de baixo custo PC1, destinado a países subdesenvolvidos. O equipamento utiliza sistema operativo Linux, é baseado na plataforma x86 e custará sensivelmente 300 dólares.



O computador é equipado com "um processador VIA C3 de 1 GHz, chipset VIA CLE266, placa gráfica integrada UniChrome Pro, porta de rede Fast Ethernet (10/100 mbits), chip de som ALC655 AC'97 de seis canais, quatro portas USB, uma saída paralela e uma porta série", referiu Carlos Kato, country manager da Via Technologies à PC World. O PC1 deverá ter 128 MB de memória, leitor de CD e 40 GB de disco rígido.



A chegada dos equipamentos ao mercado brasileiro está prevista para antes do Natal e estima-se que, por ano, deverão ser produzidos cerca de um milhão de computadores.



Com este projecto a empresa espera abranger a população que não tem acesso à iniciativa Computador para Todos, promovida pelo Governo Federal brasileiro.



A decisão de produzir as máquinas no Brasil surge em função "dos benefícios fiscais que a produção local gera", diz Carlos Kato, que refere que o próximo passo será encontrar parceiros industriais no terreno por forma a iniciar a produção do PC1.



A Via Tecnologies não deixa de parte a possibilidade de levar o projecto a outros países sul-americanos, como a Argentina, onde poderão estender a iniciativa a outros parceiros que poderão optar por produzir os computadores "localmente ou importá-los da China ou até mesmo do Brasil", disse o responsável da empresa.



A entrada do produto no Brasil não prevê a abertura de fábricas já que a empresa desenvolve uma "tecnologia para montar PCs para mercados emergentes" e possui "contratos globais de fornecimento de componentes que garantem preços muito competitivos. É esse pacote que vamos oferecer a fabricantes na região", avança Carlos Kato.



A concepção de infra-estruturas para redes de atendimento em empresas privadas, formação em call-centers e órgãos públicos é outro dos objectivos da Via Technologies para o mercado brasileiro.

Notícias Relacionadas:

2006-08-23 - Produção de PCs do projecto One Laptop per Child arranca em Novembro

2006-07-26 - Nigéria fecha primeiro contrato para aquisição de um milhão de laptops de 100 dólares