
O projeto High Performance Computer será três vezes mais potente que o sistema atual. Terá capacidade para realizar 16 mil triliões de operações matemáticas por segundo e vai pesar 140 toneladas. O sistema multiplica por 120 mil a capacidade de memória de um smartphone de gama alta.
Pretende reforçar a posição do Reino Unido enquanto país líder nas previsões do tempo, para além de dotar a agência britânica responsável pela meteorologia da capacidade de cooperar com outras agências do mesmo género noutros países.
Numa nota citada pela imprensa britânica, explica-se que o novo sistema de computação vai permitir atualizar previsões de hora a hora, com maior detalhe para um maior número de áreas geográficas. Ficará também facilitada a gestão de eventos como inundações ou nevões.
O investimento insere-se num plano britânico para "fazer do Reino Unido o melhor lugar para a ciência e a investigação", tinha já adiantado o secretário de Estado do tesouro.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários