Desde que a União Europeia anunciou o sistema de intercâmbio virtual entre escolas através da iniciativa eTwinning, em 2005, mais de 35 mil instituições de ensino europeias impulsionaram a sua colaboração a nível educativo graças à Internet.



Para este ano, a prioridade da iniciativa centrou-se nos projectos de promoção às comunidades em linha com o objectivo de promover a gestão de programas por parte de centros educativos de vários países de forma a que estes possam partilhar os seus conhecimentos, partilhá-los e debatê-los de forma multilateral.



Neste contexto, a Comissão Europeia premiou ontem, durante uma conferência sobre o eTwinning, que está a decorrer em Bucareste, os oito projectos vencedores da edição de 2006/2007 da iniciativa, que se distribuem em quatro categorias organizadas por idades e outra correspondente à área das ciências e matemática. Os primeiros quatro classificados ganharam uma viagem ao eTwinning Camp, que decorrerá em Maio.



Os galardoados foram seleccionados de um grupo de 400 projectos provenientes de 26 escolas europeias de países como Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, França, Grécia, Hungria, Reino Unido, entre outros.



Este projecto insere-se no Programa Comenius e permite que as escolas se associem virtualmente para criar projectos educativos, apoiados pelas capacidades da Internet e de forma gratuita.


Notícias Relacionadas:

2007-02-24 - Participação de escolas no programa eTwinning duplica em 2006