Combinando a flexibilidade e robustez do software open-source com serviços de suporte industrial, o LinuxExpress, recentemente lançado pela companhia francesa Bull, consiste num conjunto de soluções para infra-estruturas de tecnologias de informação destinadas às empresas.



Desta forma, este pacote irá ajudar as companhias a desenvolver soluções tecnológicas empregando software open-source para servidores Web, groupware e de aplicações. A oferta LinuxEXPRESS da Bull consiste assim na aliança de três componentes complementares: servidores potentes; pacotes de software open source prontos a utilizar e uma oferta completa de serviços e de suporte.



Os servidores em questão pertencem à gama Bull EXPRESS5800, certificados pela maioria dos distribuidores Linux, como a Red Hat, a SuSE e a MandrakeSoft. Estes computadores permitem uma fácil instalação de aplicações open-source para plataformas Intel de 32 bits. Os pacotes de software open source estão prontos a utilizar para aplicações genéricas de infra-estruturas.



Entre os módulos disponibilizados pela empresa francesa contam-se o Web para Linux, que oferece um ambiente completo para instalar uma infra-estrutura de alojamento de páginas Web, integrando o software servidor Apache, servidores proxy, ferramentas de e-commerce integradas, DNS (Domain Name System), NAT (Network Address Translation), firewall e software de administração.



O módulo Workgroup para Linux abrange, por sua vez, um ambiente completo para implementar aplicações de trabalho em grupo e de correio electrónico baseadas na Web, incluindo um directório OpenLDAP, serviços de messaging, ferramentas de workflow, ficheiros centralizados e partilha de impressão.



Também disponível, o JOnAS para Linux oferece um ambiente robusto e escalável para serviços de aplicação J2EE (Java 2 Enterprise Edition) baseados em ferramentas de servidor de aplicação ObjectWeb. O LinuxEXPRESS suporta ainda o material fibre channel e o subsistema de discos DAS 5300. Posteriormente, serão adicionados outros pacotes.



No que se refere ao suporte, a Bull oferece uma assistência técnica profissional, que para além do suporte telefónico através de uma linha hotline, inclui aconselhamento relativamente à arquitectura e optimização de soluções para os ambientes próprios dos clientes. Como opção, este suporte pode ser alargado a serviços de elevado nível tais como monitorização, gestão ou exploração remota.



Notícias Relacionadas:

2000-09-27 - Bull alarga gama de servidores com modelos para e-business

2000-02-10 - Oito fabricantes mostram Intel de 64 bits

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.