A SAP apresentou hoje, oficialmente, ao mercado português o seu BusinessObjects Explorer, um software que combina pesquisa, exploração e análise da informação de negócio através de um interface intuitivo e promete rapidez na apresentação de resultados.

"O BusinessObjects Explorer permite explorar grandes volumes de dados, a grande velocidade, oferecendo uma experiência intuitiva ao utilizador", refere Maria Luísa Silva. A responsável de vendas para a área de Business Intelligence da SAP Portugal acrescenta ainda que o novo software pesquisa metadados, mas também dados, e permite uma análise "muito intuitiva" dos resultados.

Duas das características mais destacadas desta oferta são, precisamente, a facilidade de utilização,"para que todos possam utilizar a solução, e não apenas a equipa de TI", e a velocidade de pesquisa, em tudo semelhantes à Internet, garante a SAP. Segundo a tecnológica alemã, a solução alcança índices de pesquisa de 900 milhões de registos em 2,5 segundos.

À boa maneira dos tradicionais motores de pesquisa online, a busca na nova plataforma funciona através da introdução de palavras-chave e os resultados surgem divididos por espaços de informação - que substituem os links para os portais ou sites, numa pesquisa habitual -, sendo igualmente mostrados resultados por aproximação.

Enquanto navega na informação, o utilizador pode também filtra-la de acordo com áreas específicas para uma análise mais detalhada. Pode ainda criar gráficos ou relatórios que facilitem a visualização dessa informação, sendo possível partilhá-la com outros utilizadores através de email, por exemplo.

Com preços de implementação a começarem nos 50 mil euros, isto para a componente de serviços mais solução, a alemã dirige o seu novo produto a empresas com um elevado volume de informação diário, como retalho, telecoms, banca, seguros e energia, entre outras.

A empresa diz ter expectativas de adopção são elevadas, quando o BusinessObjects Explorer já roda nas máquinas de alguns clientes SAP. Em Portugal, há "vários casos em fase de implementação", referiu Maria Luísa Silva.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.