A Microsoft, a JP Sá Couto e a Rumos assinaram hoje um acordo com a Cais que visa desenvolver um programa de formação de TI que irá "proporcionar o acesso à aprendizagem a indivíduos ou grupos em situação de info-exclusão", explica um comunicado onde se detalha o âmbito do Cais Digital.



Entre as principais motivações da parceria estão a promoção do aumento da auto-estima e inserção social dos indivíduos ligados à associação, concedendo-lhes formação tecnológica e aumentando o seu nível de competências. Os alvos do Cais Digital são sobretudo adultos desempregados, jovens em risco, famílias empobrecidas ou monoparentais, imigrantes, sem abrigo e residentes da zona de Marvila.



Ao longo do primeiro ano de actividade deverão ser formados cerca de 300 indivíduos, segundo estimativas das empresas.



A Microsoft, principal parceira do projecto, encarrega-se da doação do dinheiro necessário à adaptação das instalações, à criação de uma biblioteca de Tecnologias da Informação e à contratação e salários dos formadores. Da responsabilidade da multinacional é também a doação de manuais técnico-pedagógicos, a disponibilização de funcionários em regime de voluntariado e a criação de condições para em 2005 estender o conceito ao Porto.



A JP Sá Couto, por seu lado, fornece 30 computadores com tecnologia Intel e três servidores. Já a Rumos encarrega-se da formação pedagógica e técnica para os cursos ministrados, assegurando ainda, a custo de produção, a formação, a instalação e a manutenção do equipamento e sistema informáticos. A auditoria de qualidade aos processos de formação é também da responsabilidade da empresa.



Notícias Relacionadas:

2004-05-28 - Microsoft Portugal reforça apoio a Programa Janelas Abertas