A empresa portuguesa Caixa Mágica Software foi convidada pelos líderes do projecto de investigação em software livre EDOS a participar neste consórcio que reúne os players do mercado e Centros de Investigação e é financiado pelo sexto programa quadro da União Europeia. Segundo informação disponibilizada hoje, a Comissão Europeia deu já o aval a esta participação da Caixa Mágica, que integra assim este projecto do qual se espera um impacto significativo no desenvolvimento das futuras versões de software open source.



Paulo Trezentos sublinha que este projecto se reveste da maior importância para a empresa Caixa Mágica mas também para o software desenvolvido. "Para nos é importantíssimo, não só pelo reconhecimento, mas pelo
know-how gerado no consorcio e que nos permitirá melhorar os nossos
produtos. Também demonstra como uma empresa portuguesa pode participar
no desenvolvimento de tecnologia "bleeding-edge" em sistemas operativos", afirma o Director Técnico da Caixa Mágica Software.



O projecto EDOS tem como objectivo desenvolver e melhorar as tecnologias de Software livre/aberto para a sua eficaz criação e distribuição, sendo financiado pelo Sexto Programa-quadro, com uma dotação financeira de 3,3 milhões de euros do Programa IST.



Espera-se que os resultados do projecto tenham impacto em futuras versões de software open source de sistemas Linux da Mandriva e Caixa Mágica, para além de ERPs como a (Compiére, Nuxeo e Nexedi).

Notícias Relacionadas:

2005-07-25 - Linux Caixa Mágica mais perto da Justiça

2005-03-23 - Lançamento de Caixa Mágica Desktop 10 Pro marca Evento Linux 2005