As câmaras Super 8 são ícones de uma era de filmagens pré-digital, com os primeiros modelos a surgirem nos anos 1960. A Kodak quer manter o formato vivo e está prestes a lançar um modelo retro, embora com alguns toques modernos de conveniência, para quem estiver a pagar um preço elevado pela tecnologia "retro".

A câmara Kodak Super 8 foi, na verdade, anunciada durante a CES de 2016 e desde então foi considerada “vaporware” por não haver mais notícias sobre a mesma durante anos. No canal de YouTube da fabricante, o vídeo em destaque foi gravado em 2018. A questão é que, segundo o The Verge, o preço da câmara disparou desde que foi anunciada. Inicialmente, a fabricante apontou um preço de 400 a 750 dólares em 2016, depois surgiu em 2018 a apontar para os 2.500 a 3.000 dólares. E agora está a ser vendida por 5.495 dólares, segundo o website de reserva do equipamento. Será lançada inicialmente nos Estados Unidos e mais tarde vai chegar a outros países.

Veja na galeria imagens da Kodak Super 8:

O equipamento é vendido numa mala protetora e inclui uma lente grande angular de 6 mm, uma pega em forma de pistola, cabos e outros acessórios.

A Kodak introduziu algumas características modernas na Super 8, incluindo um ecrã LCD Viewfinder de 4 polegadas. O ecrã permite ajudar o enquadramento das imagens, assim como acesso a menu de opções e definições, semelhante aos modelos atuais. Uma das “novidades” é a expansão da imagem para o formato 16:9, aumentando em 11% o seu tamanho em relação às Super 8 tradicionais. Apesar de incluir a lente angular de 6 mm, esta é amovível, oferecendo liberdade aos cineastas de utilizar outro tipo de lente em formato C-mount ou adaptadores para outros modelos à escolha. A Kodak recomenda mesmo o uso de lentes vintage para dar às filmagens um aspeto verdadeiramente retro.

Ainda no que diz a respeito à introdução de funcionalidades modernas, este conta com a capacidade de gravação interna de áudio e jack de 3,5 mm para ligação de microfone externo, gravado diretamente para o cartão microSD. No ecrã pode acompanhar os níveis de áudio. Por outro lado, a Kodak não atualizou a entrada de carregamento, estando ainda presa ao sistema de Micro USB, atualmente substituído por USB-C.

Veja o vídeo

A fabricante disponibiliza cartuchos de fita para a Super 8, em três tipos de formato. Com um preço a rondar os 35 dólares, cada cartucho permite gravar cerca de duas horas e meia, a 24 FPS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.