Quando apresentou em 2018 a sua nova geração de câmaras mirrorless EOS 5, a Canon revelou um equipamento que apostava no vídeo, oferecendo a capacidade de registo de imagens a 4K, mas com os olhos postos no futuro, onde deixava a promessa de uma atualização para 8K. E esse momento chegou. A empresa voltou a redefinir a sua mirrorless full frame profissional e apresenta agora a EOS R5, suportando vídeo a 8K, aquela que vai ser a tendência de vanguarda nos equipamentos de gravação, como o recém-anunciado Samsung Galaxy S20 Ultra.

Na verdade, esta nova versão EOS R5 foi concebida com base nos comentários e sugestões dos seus clientes, e claro, a tendência do mercado, prometendo um novo sistema de estabilização de imagem no corpo, que trabalha com o estabilizador das objetivas Canon RF. A empresa promete imagens sem tremeliques, mesmo sem utilização de tripé.

A câmara apresenta um obturador mecânico de 12 fps e um eletrónico de 20 fps, o que a fabricante refere como ideal para qualquer tipo de fotógrafos, sejam aqueles que registam casamentos ou que fotografem a vida selvagem.

Juntamente com a câmara, a Canon tem um novo serviço de cloud, o image-canon, para que possa transferir as fotografias do equipamento, via wi-fi incorporado, automaticamente para a conta do utilizador. Depois pode editar online ou fazer a transferência para o computador pessoal, refere a empresa.

De salientar ainda que a nova EOS R5 é compatível com todas as objetivas EF da Canon já colocadas no mercado, assim como as RF-EF via adaptadores, à semelhança do modelo anterior. No entanto, apresentou também a nova objetiva RF 24-105mm. Durante 2020 vão ser lançadas no mercado mais nove objetivas.