A Canon está a celebrar os dez anos de existência da gama Ixus, a câmara fotográfica compacta destinada ao mercado de consumo que marcou uma inversão no conceito de máquinas de pequena dimensão da fabricante. Na comemoração foi incluído o lançamento de novas máquinas, entre as quais se conta o modelo Digital IXUS 900 Ti, com um sensor de 10 megapixels, a par de iniciativas ligadas à moda e beneficência social.

A marca Ixus, que já vendeu mais de 33 milhões de máquinas numa só década de existência, foi lançada em 1996 e, ao contrário de modelos anteriore,s foi o design que ditou o fabrico e concepção do aparelho, partindo-se do conceito de “box and circle” de Yasushi Shiotani. A marca ganhou uma quota de 30 por cento nos primeiros meses após o lançamento, tornando-se a câmara mais vendida na era das APS.

Dez anos depois, e após 44 modelos produzidos, a Canon mantêm nas novas máquinas muitos dos traços introduzidos com a primeira Ixus, nomeadamente o conceito de “box and circle”. A evolução da tecnologia traz porém vantagens às novas câmaras, com novos sensores e a aplicação de materiais mais resistentes e agradáveis ao toque.

No topo de gama agora apresentado, o modelo Digital IXUS 900 Ti, a Canon conjuga pela primeira vez um sensor de 10 megapixels e um revestimento em titânio. A par desta câmara a Canon lançou também outros novos modelos a Digital IXUS 850 IS, que traz um zoom de grande angular e tecnologia óptica de estabilização de imagem, e ainda a Digital IXUS i7 zoom, disponível em quatro cores. Todas as câmaras estão equipadas com os novos processadores DIGIC III da Canon e tecnologia de detecção de rosto.

Para assinalar os 10 anos a empresa produziu também uma gama especial de 10 câmaras com diamantes incrustados, que a Canon ofereceu à Cruz Vermelha para leiloar no eBay. O modelo mais caro, a Super Diamond IXUS, tem um valor acima dos 40,000 euros garantido pelos 380 diamantes cravados na máquina, sendo acompanhada por nove outras câmaras, com menor número de pedras preciosas, mas também com um valor inferior, de apenas 3.500 euros cada.

Notícias Relacionadas:
2004-09-28 - Canon lança novos modelos de câmaras digitais
2003-12-19 - Canon pretende garantir um quarto do mercado de câmaras digitais

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.