A Canon, a Epson, a HP e a Lexmark anunciaram o seu apoio ao standard recém aprovado ISO/IEC 19752 para toners monocromáticos em impressoras laser, adiantam as empresas em comunicado. Segundo o documento, a indústria só tem a beneficiar com a adopção de um único standard ISO, "mundial e rigoroso", com competência para medir a capacidade dos toners monocromáticos e ajudar os clientes a avaliar as capacidades da oferta de impressoras e toners disponível no mercado.



A norma define os atributos chave que afectam o desempenho do toner, permitindo efectuar análises estatísticas que garantem aos fabricantes uma metodologia uniforme relativamente à avaliação das capacidades de um toner OEM, remanufacturado ou reciclado.



O comunicado explica que o standard ISO exige que "em vez de testar dois toners numa impressora, sejam testados no mínimo 9 toners e três impressoras diferentes", um método que as empresas consideram seguro e uniformizador, uma vez que actualmente cada marca utiliza metodologias diversas para avaliar o desempenho de toners, dificultando uma análise comparativa por parte do cliente.



As três empresas, que tomaram parte activa na definição e promoção do standard, esperam agora o apoio da indústria, vital para garantir que outras normas não comecem a emergir, perdendo o poder de uniformização de metodologias que se pretende criar com esta norma ISO.



"A adopção generalizada irá assegurar aos clientes que têm acesso a informação que podem confiar quando decidem comprar um equipamento", refere Seiichi Hirano, CEO da divisão de Produtos de Imagem e Informação da Epson.



Notícias Relacionadas:

2004-02-13 - Fabricantes de impressoras querem normalização em fotografias capturadas através de telemóveis