A Canon apresentou esta tarde, em Lisboa, a nova geração dos processadores com que equipa as suas máquinas fotográficas digitais compactas. O novo DIGIC 5 vai estrear-se no mercado em dois modelos da linha PowerShot mostrados hoje, a SX40 e a SX100.

O novo processador é até quatro vezes mais rápido no processamento de informação que o seu antecessor DIGIC 4 e tem até seis vezes maior capacidade de processamento, segundo as contas da marca. A mudança reflete-se na velocidade e precisão da resposta das câmaras ao nível da sensibilidade, velocidade e equilíbrio de brancos, assegura.

Outras das novidades são o ISO até 6.400 e a capacidade de fazerem disparos consecutivos a alta velocidade sem perdas de qualidade. O sistema de balanço de brancos também foi melhorado, funcionando agora de forma totalmente automática e fazendo uma leitura do todo da imagem (por camadas), para resultados finais mais satisfatórios. Isto é possível devido à maior capacidade do processador, explicou o responsável de marketing para a área de fotografia, Rui Rosado.

As câmaras lançadas hoje enquadram-se entre os equipamentos que a marca costuma classificar como "reflex de bolso", concebidos a pensar em quem procura uma experiência mais próxima da proporcionada por uma máquina reflex, sem abdicar de um modelo compacto. Asseguram, por isso, total controlo manual das funcionalidades, aliado a modos e ferramentas automáticas.

[caption]PowerShot SX40 HS e PowerShor S100[/caption]

A PowerShot SX40 HS destaca-se por características como a lente, que oferece uma combinação entre teleobjetiva e grande angular (de 24mm), garantindo um zoom ótico até 35x sem prescindir de um amplo campo de visão.

[caption]PowerShot SX40 HS[/caption]

A PowerShot S100 vem substituir a S95, mantendo aspetos como o anel multicontrolo na lente (o anel que pode ser personalizado para servir de controlo da abertura, exposição, etc), o suporte a imagem RAW e a lente zoom (5x) combinada com grande angular (24mm).
Conta ainda com particularidades como o GPS, que regista a localização geográfica e oferece integração com o Google Maps.

[caption]PowerShot S100[/caption]

[caption]PowerShot S100[/caption]

Ambos os equipamentos gravam vídeo com uma resolução Full HD (1.080p) e apresentam ecrãs LCD. No caso da SX40, o display é de ângulo variável e mede 2,7 polegadas. O da S100 mede 3 polegadas mas é fixo.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.