O vice-presidente da Comissão Europeia recebe hoje um exemplar do primeiro carregador universal para telemóveis das mãos da directora-geral da DigitalEurope, a associação europeia de tecnologia digital.

"Aguardamos agora que o novo carregador e os telemóveis compatíveis cheguem às lojas", afirma Antonio Tajani, vice-presidente da Comissão e Comissário responsável pela indústria e empreendedorismo.

Na nota oficial, o responsável congratula-se com a apresentação do novo carregador, "pelo que representa em termos de diminuição de custos", realçando que se tratam de "boas notícias para os consumidores europeus".

A apresentação do equipamento acontece pouco mais de um mês após a publicação das normas técnicas para os telemóveis, a 29 de Dezembro, data a partir da qual as fabricantes puderam começar a avançar com o desenho pretendido e teste das alterações ao carregadores para garantir a interoperabilidade.

No comunicado publicado hoje, Antonio Tajani apela à indústria para que acelere a introdução do carregador único no mercado, de modo a que os cidadãos possam tirar partido deste o mais rapidamente possível.

O projecto surge na sequência de um pedido da Comissão Europeia, após o qual 14 fabricantes acordaram harmonizar os carregadores de telemóveis (que permitem a transferência de dados) vendidos na UE, acordando a sua introdução no mercado "no decurso de 2011": Apple, Emblaze Mobile, Huawei, LG, Motorola, NEC, Nokia, Qualcomm, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Alcatel, Texas Instruments e Atmel.

O acordo abrange telemóveis que permitem a transferência de dados, isto é, aqueles que podem ser ligados a um computador para transferir imagens, ficheiros e música, por exemplo. A solução escolhida assenta na tecnologia Micro-USB para conectores. Para os telemóveis que não dispõem de uma interface Micro-USB, o memorando de entendimento assinado prevê um adaptador.