A Fundação Bracara Augusta acaba de lançar um CD-ROM que possibilita a realização de uma viagem virtual pela Braga romana, a cidade que se oculta por debaixo da urbe contemporânea conhecida por Bracara Augusta, informou o jornal Público.



Neste CD, que foi financiado pelo Pronorte e conta com a direcção técnica de Maria Manuela Martins, da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, são mostradas escavações, o espólio actual e muitas peças que já não existem.



O disco colocado à venda esta semana divulga o trabalho de quase três décadas de escavações, iniciadas em 1976, e que deram à luz o património de uma cidade fundada no século II a.C. e que foi durante várias centenas de anos um grande centro político e cultural do Noroeste peninsular, para além de ter sido a capital religiosa de toda essa região durante o esplendor do Império Romano do Ocidente e durante a Alta Idade Média.



O projecto "Viagem Virtual a Bracara Augusta" foi anunciado em 2000, por altura das comemorações dos dois mil anos da cidade de Braga, assinalando o lançamento deste CD-ROM a sua conclusão. A primeira fase consistiu na criação de quiosques multimédia em vários edifícios públicos da localidade, onde se podiam visualizar alguns modelos tridimensionais da urbe romana. A partir de agora, esta visita virtual pode ser feita a partir de casa.



A grandiosidade de Bracara e a sua expansão entre os séculos II e IV, altura em que ganha uma muralha, podem ser admirados nas reconstituições virtuais que constam deste CD, com base no trabalho elaborado pelo laboratório multimédia da UAUM.



Outra opção é a visualização mais pormenorizada de edifícios como as termas públicas, a casa de um abastado nobre nas Carvalheiras, ou o fórum, do qual não existem vestígios. Estes modelos estavam já disponíveis nos quiosques multimédia. Para os interessados no assunto mas que não possuem conhecimentos técnicos foi disponibilizado um glossário sobre a terminologia arqueológica. Pode-se ainda consultar a história das pesquisas.


Notícias Relacionadas:

Entrevista: Escavações na Internet

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.